Albertiza
Albertiza Mitozo Ferreira, MS
CRP 20/0316
Sou psicóloga e trabalho com terapia na abordagem sistêmica individual, de casal e família. Estou cadastrada no Conselho Regional de Psicologia para realização de psicoterapia on-line e autorizada a atender pessoas dentro dessa condição, onde quer que necessitem dos meus serviços, nos idiomas português e espanhol.
Atuante na Psicologia Clínica desde 1991, a partir de 2001 venho atendendo Casais e Famílias, área de trabalho pela qual me apaixonei, desde que nela aprofundei meus estudos.
Sinto uma forte curiosidade pela dinâmica das relações familiares e a experiência mostrou que, muitas vezes, os conflitos existentes entre casais e famílias devem-se ao desconhecimento por parte das pessoas dos papéis e padrões familiares.
A quem se destina o meu trabalho?
- Adultos com dificuldades em seus relacionamentos familiares, sociais ou de trabalho.
- Pessoas em situação de separação e divórcio.
- Casais em crise.
- Famílias em conflito.
- Orientação a pais e mães na relação e educação dos filhos.
Mas, afinal, o que é a
Psicoterapia Sistêmica?
A Teoria Familiar Sistêmica tem seus fundamentos na Teoria Geral dos Sistemas e também na Cibernética, que vem do termo grego Kibernets, e que significa piloto, usada para designar a ciência que estuda a auto-organização dos sistemas viventes.
A Teoria Geral dos Sistemas surge em uma época de transformação na visão de mundo e de homem, quando todo o universo passa a ser considerado como uma imensa rede de interrelações, lançando as bases para uma concepção sistêmica de mundo, tendo como base as relações e a integração entre as partes. Os seres vivos são parte integrantes dessa rede que está sempre em movimento e em constante transformação.
A família pode ser comparada a um sistema aberto devido à constante interação interna de seus membros e destes com os demais sistemas sociais. Um sistema é formado por um aglomerado de elementos em interação e dependentes uns dos outros. Portanto, tudo o que afeta um de seus membros, afeta todos os demais.
A Teoria Sistêmica de Terapia Familiar também recebeu uma importante contribuição dos resultados dos estudos sobre a comunicação humana, que foi um marco para a aplicação das noções sistêmicas nas interrelações entre as pessoas.
Uma característica importante dos sistemas é que o comportamento de cada um de seus elementos influencia todo o conjunto e é influenciado por ele. Os membros de um sistema se organizam em torno de significados comuns e das relações de interdependência.
Como um sistema vivo, a família tem a capacidade de regular as interferências externas e de ajustar-se às exigências do seu entorno. A família tem seus próprios mecanismos para resolver seus conflitos.
Dentro da perspectiva sistêmica, as dificuldades trazidas pelo indivíduo, casal ou família, são observadas no contexto de suas interrelações e não no intrapsíquico do indivíduo.
Responsabilidade do terapeuta sistêmico
- Observar a família como um sistema e considerar a pessoa que apresenta um sintoma, apenas como o representante de alguma disfunção do sistema familiar.
- Buscar a causa do significado dos conflitos e não as suas causas.
- Conduzir o indivíduo/casal/família a assumir a responsabilidade pelo seu processo. O terapeuta está ali para ajudá-lo(s) na solução do problema, para através do processo terapêutico descobrirem sua própria capacidade de resolução, construindo juntos, uma nova realidade.
- Manter o respeito ético pela autonomia de seus clientes.
Contato com Albertiza
Para informações gerais ou marcar uma entrevista, você pode entrar em contato conosco pelo formulário abaixo, por e-mail ou WhatsApp.
Nos comprometemos a responder em até 24 horas. Em caso de e-mail, verifique seu filtro anti-spam se não receber resposta nesse prazo.
Mensagem para Albertiza
Sigilo e privacidade
Todo contato com as profissionais da Psyche Sana, por qualquer meio, é direta e exclusivamente recebido e tratado por elas, individualmente, sem a intermediação de assistentes.